Skip to content

Expandindo sua Instituição Acadêmica: como crescer de forma sustentável e contínua

Nos últimos vinte anos, por diversas vezes, no geral sociais e econômicas, viu-se o surgimento, o crescimento e a consolidação de um grande número de empreendimentos na área educacional no Brasil. A criação e expansão de muitas destas instituições, privadas ou públicas, respondeu a uma grande demanda reprimida por educação superior, finalmente atendida por mais vagas, multiplicidade de acessos e financiamento estudantil.

Como em muitos outros momentos e setores de atividade econômica no Brasil, algumas dessas instituições estão atualmente em uma situação financeira delicada, com uma expressiva taxa de evasão de alunos, baixa procura por parte de novos estudantes, perda de receitas, aumento de custos operacionais e endividamento. Os motivadores desta situação são extemporâneos e bem conhecidos: eles têm relação como a crise econômica e a exaustão do modelo de financiamento estudantil no Brasil, a pandemia e a interrupção do ensino presencial, e outros fatores. Mas, se essas fossem as únicas causas de problemas, por que não tivemos um fechamento generalizado das novas instituições de ensino, em particular as privadas? Por que algumas delas sofreram pouco com a crise, e algumas até aproveitaram o momento para fusões e aquisições ou para consolidação do negócio?

A razão está ligada a dois fatores principais: cultura corporativa e gestão. Estes dois elementos são fundamentais para garantir o crescimento sustentável de qualquer instituição ou negócio, e isso não seria diferente com uma instituição de ensino, pública ou privada.

Na minha carreira como consultor de gestão, tive a oportunidade de desenvolver projetos de melhoria contínua em diversas organizações, em muitos países. Em algumas delas, era interessante observar que, embora em diferentes países, com pessoas falando muitas línguas diferentes e com diferentes origens, parecíamos estar sempre no mesmo lugar, pois os valores, princípios, objetivos eram sempre muito similares. A estrutura organizacional, o sistema de gestão, os métodos de gestão e solução de problemas também.

Por falar em sistema, é também importante ressaltar que sistemas, testados e comprovados, que eram exportados para novos países e subsidiárias, muito antes do processo formal de fusão ou aquisição, ou de desenvolvimento de uma organização regional, mostraram-se eficientes. Sistemas que desde o início da organização ajudaram a definir sua forma de operação e de fazer negócios. Sistemas que permitiram de forma extremamente eficiente traduzir a cultura e a gestão da organização para novos parceiros, para novas unidades e principalmente para novos colaboradores, em diferentes regiões do Brasil, da América do Sul e do mundo.

Este é o segredo para uma expansão sustentável e contínua de seu negócio. Nos tempos de vacas gordas, uma cultura organizacional forte e conhecida e um sistema de gestão sólido e organizado vão garantir grandes ganhos. Em tempos ruins, vão impedir grandes perdas e dar sustentação ao negócio. Essas observações também valem para escolas e instituições de ensino em geral.

A Informação Lab. tem sólida e comprovada experiência na implantação de planos estratégicos e ferramentas de gestão em instituições de ensino publicas e privadas com grande sucesso. Além disso, ajudamos a organizar sua instituição para a entrada de ferramentas e sistemas de digitalização da gestão, com grandes ganhos de produtividade e qualidade em seus serviços. Procure-nos para conversar.

 

Prof. Dr. Andre Macedo – COO, Informação Lab

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prontos para obter as melhores soluções para seu projeto?