Nossa Atuação
Conheça como nossos projetos são desenvolvidos
Nossos projetos estão divididos em módulos que podem ser adquiridos e implantados separadamente
Pautados em princípios como inovação, colaboração e transparência, os projetos de consultoria da nossa empresa são fundamentados nas melhores práticas de consultoria em gestão empresarial, aplicados na área de educação. Em todos os projetos são estabelecidas metas alinhadas com o planejamento estratégico da instituição. Nossa equipe acompanha e participa de todos os estágios do projeto de consultoria, e nosso compromisso com o atingimento de metas é total. Trabalhamos em projetos de consultoria modulares, treinamento e capacitação, presenciais ou a distância. Estamos localizados em São Paulo, SP, mas temos atuação em âmbito global.
Todos os projetos são divididos nos seguintes módulos, que podem ser vendidos e implantados separadamente:
O Diagnóstico
Toda instituição tem um sistema de gestão, que pode ser separado em três subsistemas distintos, mas interdependentes e igualmente importantes, quais sejam: gestão estratégica, gestão tática e gestão operacional. No âmbito do diagnóstico, nossa empresa avalia, por meio de entrevistas, análise de dados e documentos da instituição, os principais indicadores e características de cada sistema, identificando inconsistências, lacunas, problemas ou desafios em cada um deles. O resultado do processo de diagnóstico é um relatório detalhado, avaliando separadamente cada um dos principais itens de um checklist, apontando os pontos fortes e passíveis de melhorias de cada instituição (ou seus departamentos) e fazendo recomendações para ações de melhoria, quando cabíveis.
O desenvolvimento e implantação de projetos de melhoria
Com base nos resultados do diagnóstico, a instituição cliente pode optar por nos contratar para apoiar o desenvolvimento e implantação de ações de melhoria. Nesse caso, um projeto é elaborado, com descrição de todas as etapas de execução e seus entregáveis, detalhamento de recursos e custos necessários e resultados a serem alcançados.
O método utilizado em nossos projetos é o PDCA – Plan, Do, Check and Act (Planejamento, Execução, Verificação, Ação), clássico método da gestão pela qualidade total aplicado na solução de problemas. As principais etapas do método são:
PLAN - Planejamento
A partir dos dados do diagnóstico, identificamos os principais indicadores de resultados (KPIs) para o projeto, em conformidade com o planejamento estratégico da instituição. Exemplos de objetivos sobre indicadores em instituições de ensino podem ser aumento no número de matrículas, redução da evasão escolar, melhoria nos indicadores de qualidade em ensino e pesquisa, desenvolvimento de cursos de pós-graduação, dentre muitos outros. O trabalho no planejamento visa a elaboração de um plano de ação para alcance das metas, através de análise cuidadosa de dados e informações da instituição, análise de causas dos problemas priorizados, testes de hipóteses e elaboração de plano de ação.
DO - Execução
Nossa forma de trabalho é junto ao cliente, orientando todo o tempo, capacitando e formando o pessoal em nossas metodologias e conhecimento em ensino superior, discutindo e resolvendo os problemas com treinamento on the job. Na etapa de execução, responsabilizamo-nos pela execução dos planos de ação.
CHECK - Verificação
Simultaneamente a execução, implantamos o quadro de gestão a vista dos resultados dos projetos, bem como as reuniões de navegação e os relatórios 3G para correção de rota, quando necessário. As metas estratégicas da instituição são desdobradas em todos os níveis gerenciais e operacionais da instituição, para que todos os esforços e ações sejam alinhados e contribuam de forma efetiva para o alcance dos resultados.
ACT - Ação
Na última etapa do ciclo PDCA, padronizamos as ações que deram bons resultados para garantir a manutenção do novo nível de desempenho alcançado, e tomamos as ações necessárias para alavancar as ações que não geraram os resultados desejados. Durante esta etapa dos projetos garantimos a perenização de nossa metodologia de trabalho no cliente, por meio de treinamentos e capacitação OTJ – On Training Job (Formação no Local de Trabalho).